São Paulo, sábado, 25 de novembro de 1995 |
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Anúncio com pintura de nú é vetado em Cumbica
ANA MARIA MANDIM
O anúncio faz parte de uma campanha da Oceânica Seguros, cujo mote é "um bom seguro é uma obra de arte". Para a campanha foram escolhidos quadros de outros mestres da pintura universal, como Van Gogh, Rembrandt e Manet. A arquiteta Vania Coutinho, da gerência regional da Infraero de São Paulo, setor responsável pela aprovação dos anúncios, afirma que a imagem da Maja "não é condizente com o ambiente de um aeroporto como o Aeroporto Internacional de Guarulhos (Cumbica)". Segundo Coutinho, o aeroporto "é um lugar sério, aonde as pessoas chegam nervosas, com medo de viajar de avião". A arquiteta também discorda dos dizeres do anúncio -"o seguro é a única cobertura indispensável"- porque "se trata de uma brincadeira, sem relação com o conteúdo do quadro". Em carta à Art Express Comunicação, agência que criou a campanha, comunicando o veto à instalação do luminoso, a Infraero de São Paulo justificou a proibição dizendo que o anúncio "poderia acarretar uma má interpretação das pessoas que trafegam no local". Em carta anterior à Art Express, a CODEMP (Comunicação Marketing e Empreendimentos Ltda), empresa que agencia os espaços publicitários no aeroporto, refere-se a uma instrução que proíbe a exibição de "fotos ou mensagens que firam princípios morais e dos bons costumes". A Codemp explica que os anúncios da campanha seriam submetido à Infraero, "que costuma ser bastante rigorosa em suas análises". Em vão, a agência Art Express Comunicação, responsável pela campanha, tentou convencer a Infraero alegando que "La Maja Desnuda" é uma obra consagrada, sendo uma das mas valiosas peças do acervo do Museu do Prado, em Madri, onde está exposta. Rio de Janeiro Para Mário Rosenthal, diretor da Oceânica, o mais estranho é que a Infraero do Rio de Janeiro autorizou a colocação do anúncio. Faz quatro meses que a "Maja" pode ser apreciada por todos os que passam pelo aeroporto Santos Dumont. Ela também pode ser vista em tamanho gigante em outdoors colocados em várias cidades brasileiras e em anúncios divulgados em revistas. Texto Anterior: Caso de homicídio pode ser retomado Próximo Texto: Crimes assustam moradores dos Jardins Índice |
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