São Paulo, sábado, 25 de novembro de 1995
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Anúncio com pintura de nú é vetado em Cumbica

ANA MARIA MANDIM
DA REPORTAGEM LOCAL

A Infraero (Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária) de São Paulo proibiu a colocação, no aeroporto de Cumbica, de um anúncio luminoso que reproduzia a imagem de "La Maja Desnuda", uma das pinturas mais conhecidas do pintor espanhol Francesco de Goya.
O anúncio faz parte de uma campanha da Oceânica Seguros, cujo mote é "um bom seguro é uma obra de arte".
Para a campanha foram escolhidos quadros de outros mestres da pintura universal, como Van Gogh, Rembrandt e Manet.
A arquiteta Vania Coutinho, da gerência regional da Infraero de São Paulo, setor responsável pela aprovação dos anúncios, afirma que a imagem da Maja "não é condizente com o ambiente de um aeroporto como o Aeroporto Internacional de Guarulhos (Cumbica)".
Segundo Coutinho, o aeroporto "é um lugar sério, aonde as pessoas chegam nervosas, com medo de viajar de avião".
A arquiteta também discorda dos dizeres do anúncio -"o seguro é a única cobertura indispensável"- porque "se trata de uma brincadeira, sem relação com o conteúdo do quadro".
Em carta à Art Express Comunicação, agência que criou a campanha, comunicando o veto à instalação do luminoso, a Infraero de São Paulo justificou a proibição dizendo que o anúncio "poderia acarretar uma má interpretação das pessoas que trafegam no local".
Em carta anterior à Art Express, a CODEMP (Comunicação Marketing e Empreendimentos Ltda), empresa que agencia os espaços publicitários no aeroporto, refere-se a uma instrução que proíbe a exibição de "fotos ou mensagens que firam princípios morais e dos bons costumes".
A Codemp explica que os anúncios da campanha seriam submetido à Infraero, "que costuma ser bastante rigorosa em suas análises".
Em vão, a agência Art Express Comunicação, responsável pela campanha, tentou convencer a Infraero alegando que "La Maja Desnuda" é uma obra consagrada, sendo uma das mas valiosas peças do acervo do Museu do Prado, em Madri, onde está exposta.
Rio de Janeiro
Para Mário Rosenthal, diretor da Oceânica, o mais estranho é que a Infraero do Rio de Janeiro autorizou a colocação do anúncio. Faz quatro meses que a "Maja" pode ser apreciada por todos os que passam pelo aeroporto Santos Dumont.
Ela também pode ser vista em tamanho gigante em outdoors colocados em várias cidades brasileiras e em anúncios divulgados em revistas.

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