São Paulo, sábado, 25 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Produção de janeiro a outubro é maior desde 88

FÁTIMA FERNANDES
DA REPORTAGEM LOCAL

A produção da indústria de alimentos cresceu 5,5% de janeiro a outubro deste ano na comparação com igual período do ano passado, segundo pesquisa que acaba de ser concluída pela Abia, associação que reúne o setor, com uma amostra de 500 empresas.
É o maior crescimento no nível de atividade das fábricas de alimentos desde 1998, quando começou a ser feita coleta de dados pela associação. Até então, o maior aumento de produção fora verificado em 1991 -de 3,6% sobre 1990.
Pela pesquisa, de janeiro a outubro foram contratados entre 12 mil e 13 mil trabalhadores, um aumento de 1,9% sobre o número de funcionários do ano passado. O setor emprega hoje 750 mil pessoas.
Ainda segundo dados da Abia, o mês de outubro deste ano também é o melhor outubro desde 1988, quando se compara o uso da capacidade instalada das fábricas, que foi de 80,2%.
Levando em conta outros meses, novembro de 94 foi o mês que apresentou maior uso da capacidade instalada das fábricas (81,3%).
"Os números de outubro são excelentes. Mostram que o aumento da oferta de alimentos está acima do crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) estimado para este ano, de 4,5% a 5%", diz Denis Ribeiro, economista da Abia.
No levantamento da associação, o faturamento das empresas cresceu 4,27% de janeiro a outubro deste ano, na comparação com igual período do ano passado.
"A receita não cresceu tanto quanto a produção. Isso significa que está mais difícil vender e que as empresas têm que trabalhar mais fortemente com descontos."
Na análise de Ribeiro, a indústria de alimentos -são cerca de 40 mil no país- deve terminar 1995 com crescimento médio de faturamento em torno de 4,3% sobre o ano passado, época em que a receita totalizou US$ 50 bilhões. A produção, estima, deve crescer entre 5,5% e 6% neste ano sobre o ano passado.

Texto Anterior: Disputa provoca redução de margens de lucro
Próximo Texto: Concorrência derruba preço em supermercados
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.