São Paulo, sábado, 25 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Concorrência derruba preço em supermercados

MAURO ZAFALON
DA REDAÇÃO

A entrada de novas lojas no mercado derrubou os preços médios praticados pelos supermercados nesta semana. A queda foi de 0,62%. A redução ocorre após cinco semanas seguidas de alta. Nos hipermercados, os preços ficaram estáveis.
Os dados são do Datafolha, que pesquisa preços em 18 supermercados e 18 hipermercados de São Paulo. A pesquisa abrange os setores de alimentos, produtos de higiene e de limpeza.
Firmino Rodrigues Alves, presidente em exercício da Associação Paulista de Supermercados, diz que o setor está recebendo menos repasses de preços das indústrias neste mês do que em outubro.
As alterações têm sido pequenas e são rodízios de promoções, afirmou. Mesmo os produtos específicos de fim de ano estão chegando às prateleiras, se descontada a inflação, com valores menores do que os de há um ano, disse.
Rodrigues atribui a queda à maior concorrência e à busca de custos menores de produção por parte das indústrias.
As vendas melhoraram em novembro e o setor espera faturar 4% mais que em outubro.
As maiores quedas de preços na semana ficaram por conta da carne bovina, farinhas, cereais e derivados de leite.
Outra pesquisa do Datafolha, que acompanha apenas alimentos básicos, mostrou queda de 2,19% na semana. Tomate (-31%) e batata (-12%) lideraram as baixas.

Texto Anterior: Produção de janeiro a outubro é maior desde 88
Próximo Texto: Kaiser dobra investimentos no Nordeste
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.