São Paulo, sábado, 25 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pesquisa avalia hábitos do consumidor em SP

DA REPORTAGEM LOCAL

Uma pesquisa que acaba de ser concluída pela Interscience mostra que preço, promoção e facilidade de pagamento pesam significativamente na hora de o consumidor escolher um local para comprar.
Na pesquisa, 63% das 1.430 pessoas entrevistadas na Grande São Paulo vão atrás de preço, promoção e prazo de pagamento na hora de optar por loja de roupas.
Outros 18% levam em conta a variedade de produtos; 5%, a localização da loja; 5%, a propaganda; 5%, o hábito e 4%, o horário de funcionamento.
Quando a procura é por alimentos, 57% das pessoas olham os três itens; 19%, a variedade de produto; 8%, a localização; 7%, o hábito; 5%, a propaganda e 4%, o horário de funcionamento.
"Apesar de o consumidor ter melhor situação econômica, o preço é fundamental", diz Paulo Roberto Secches, da Interscience.
Em 1991, lembra ele, uma pesquisa que considerava os itens preço e marca na hora de o consumidor optar por um produto mostrou que 65% dos entrevistados escolheram preço e 35% marca.
A mesma pesquisa feita em setembro deste ano revelou que 90% das pessoas olham agora o preço e só 10% levam em conta a marca.
"A mudança das preferências do consumidor está provocando uma revolução no varejo brasileiro", afirma Secches.
As redes de lojas vão estar cada vez mais em franca disputa pelo cliente. "Serão grandes empresas com estratégias direcionadas para vender grandes volumes com pequenas margens de lucro."

Texto Anterior: Kaiser dobra investimentos no Nordeste
Próximo Texto: Sacoleiros mantêm fechada ponte em Foz
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.