São Paulo, sábado, 25 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

México vai emitir bônus

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O governo mexicano está preparando uma emissão de US$ 1 bilhão em bônus do Tesouro, que serão colocados entre grandes empresas exportadoras, informaram fontes do mercado financeiro.
A intenção é ajudar a estabilizar o câmbio e substituir o frustrado fundo de estabilização cambial proposto há duas semanas. O fundo, de US$ 5 bilhões, seria financiado pelo capital privado.
Para o setor bancário, a idéia dos bônus é mais racional do que a do fundo.
Os papéis pagariam juro de dois pontos acima da taxa libor -nos outros mercados, os bônus pagam quatro pontos sobre a libor.
O governo também pretende criar um mecanismo pelo qual os bônus possam ser usados para a compra de ativos de empresas estatais e privadas, obtendo ganhos superiores ao valor nominal.
Analistas disseram que as indústrias interessadas em comprar os bônus precisarão recorrer a empréstimos, pois estão sem capital.
Segundo o porta-voz do programa de ajuste econômico, Alejandro Valenzuela, o governo estuda criar novos bônus, ainda que seja preciso cobrir as dívidas restantes.
O mercado cambial sofreu fortes pressões especulativas, que desvalorizaram a moeda em 22% no início do mês.

Texto Anterior: Reforma agrária no estado de São Paulo?
Próximo Texto: Crise bancária reduz confiança no país
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.