São Paulo, sábado, 25 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Soldados bósnios saqueiam base da ONU

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Cerca de 200 soldados do Exército bósnio saquearam uma base da ONU em Velika Kladusa (noroeste da Bósnia) na madrugada de ontem, atiraram com metralhadoras contra soldados de Bangladesh e roubaram nove carros.
O comandante das Nações Unidas na Bósnia, o general britânico Rupert Smith, protestou junto ao Exército e ao governo bósnio sobre o que ele vê como um "incidente muito sério".
Havia cerca de 80 soldados de Bangladesh no local, que estavam passando a sua última noite.
O acampamento será entregue a tropas britânicas quando a Otan (a aliança militar ocidental) passar a controlar a paz na região.
"Os bósnios atiraram de três pontos diferentes contra as cabeças dos soldados", disse o porta-voz da ONU Alexander Ivanko. Não houve mortos ou feridos.
Os militares bósnios roubaram nove carros blindados, 2.000 litros de combustível e ajuda humanitária em comida.
O comandante do Quinto Corpo do Exército bósnio, Atif Dudakovic, disse à ONU que vai conduzir uma investigação sobre o assunto.
O incidente ocorreu quando os soldados das forças de paz da ONU se preparavam para sair da região. Eles serão substituídos pelos soldados da Otan, que terão mais armas e liberdade para atacar.
Desde 1992, os soldados de paz da ONU já foram atacados e tomados como reféns com impunidade na Bósnia.
A ONU também acusou ontem croatas da Bósnia de queimar e saquear casas em Mrkonjic Grad e Sipovo, no noroeste do país. As cidades, hoje controladas pela federação muçulmano-croata, passarão para controle sérvio, segundo o acordo de paz dos EUA.
A milícia dos croatas da Bósnia, a HVO, negou os incidentes. Os croatas da Bósnia e o Exército croata haviam negado à ONU acesso à região desde setembro, quando ela foi tomada dos sérvios.
Segundo a ONU, 12 casas foram saqueadas e queimadas ontem. Há informações de que, nas últimas semanas, as casas de várias cidades do noroeste bósnio teriam sido atacadas.

Texto Anterior: Carreira acaba em grande estilo
Próximo Texto: Otan atuará em área sérvia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.