São Paulo, sábado, 25 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Otan atuará em área sérvia

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O secretário da Defesa dos EUA, William Perry, disse ontem que a Otan (a aliança militar ocidental) vai colocar soldados em território controlado pelos sérvios da Bósnia para garantir a separação entre as áreas de controle.
"O acordo de Dayton claramente autoriza forças da Otan a operar em qualquer parte da Bósnia, e a Otan conta com isso", disse Perry em Viena (Áustria).
"Teremos de garantir a zona de separação entre o território bósnio e sérvio-bósnio, o que implica estar em áreas sérvias."
Ele seguiu sua viagem em direção a Bad Kreuznach (Alemanha) para visitar soldados da Otan em treinamento para atuar na ex-Iugoslávia.
Segundo o acordo de paz de Dayton (EUA), rubricado na terça-feira, 60 mil soldados vão à Bósnia garantir o acordo. Até agora, todas as principais bases designadas ficam em território da federação muçulmano-croata.
Perry não disse quando nem quantos soldados vão para as áreas controladas pelos sérvios.
A Otan vai fazer a sua primeira operação terrestre desde a sua criação, em 1949, sem secretário-geral, o cargo máximo.
Willy Claes, que ocupava o cargo até outubro, renunciou por causa de escândalo de corrupção.

Texto Anterior: Soldados bósnios saqueiam base da ONU
Próximo Texto: Líder tenta convencer sérvios
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.