São Paulo, sábado, 25 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Líder tenta convencer sérvios

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O líder dos sérvios da Bósnia, Radovan Karadzic, reuniu líderes militares e civis de Sarajevo para convencê-los a aceitar o acordo de paz com croatas e muçulmanos.
Karadzic, pressionado pelo presidente da Sérvia, Slobodan Milosevic, aceitou anteontem o acordo feito nos Estados Unidos.
Em Ilidza (bairro sérvio de Sarajevo), houve a primeira manifestação contra o acordo, com centenas de estudantes, militares e deficientes físicos por causa da guerra, segundo a agência de notícias dos sérvios da Bósnia "Srna". Outra manifestação está marcada para hoje, no bairro de Vogosca.
Os líderes sérvios de Sarajevo se recusam a morar em território inimigo. "Nos tiraram a cidade sem razão nenhuma. O povo da 'Sarajevo sérvia' simplesmente não tem para onde ir", disse o dirigente de Ilidza, Ratko Adzic.
Segundo o acordo de Dayton, a cidade, onde viviam cerca de 120 mil sérvios, vai ficar sob controle da federação muçulmano-croata.
O presidente Milosevic afirmou que conseguiu convencer Karadzic de que os habitantes sérvios de Sarajevo terão certas garantias.
Com a exceção do comandante militar, Ratko Mladic, todos os líderes sérvios estavam na reunião anteontem em que foi decidido que o plano seria aceito por eles.

Texto Anterior: Otan atuará em área sérvia
Próximo Texto: Refugiados voltam à Bósnia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.