São Paulo, sábado, 25 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Refugiados voltam à Bósnia

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Rebeldes muçulmanos refugiados na Croácia que se recusavam a voltar para a Bósnia começaram a retornar ao país depois do acordo de paz de terça-feira, segundo a mídia estatal croata.
Eles fazem parte dos bósnios que eram leais ao líder guerreiro Fikret Abdic. Muçulmano, Abdic apoiava o cerco dos sérvios a Bihac. Ele comandava parte do território da região da cidade e se opunha ao governo bósnio.
Com a queda da Krajina (Croácia), que garantia o cerco sérvio a Bihac, em agosto deste ano, os muçulmanos rebeldes tiveram de fugir da região.
Grupos de ajuda internacional acusaram a Croácia de tratar mal os cerca de 22 mil refugiados, colocando-os fora de campos, fazendo-os sofrer com o frio e cercando-os com policiais. Alguns teriam sido repatriados forçadamente.
O Alto Comissariado da ONU para Refugiados disse não ter informações sobre a volta dos refugiados. Os governos croata, bósnio e turco assinaram um acordo para criar uma polícia com 200 pessoas para retornar refugiados.

Texto Anterior: Líder tenta convencer sérvios
Próximo Texto: Funcionalismo faz greve geral na França
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.