São Paulo, sexta-feira, 1 de dezembro de 1995
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Campanha de TV pede participação feminina

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Começa hoje a ser veiculada nas emissoras de televisão e rádios uma campanha publicitária para incentivar as mulheres a se filiar a partidos políticos e a disputar as eleições de 1996.
A campanha "Mulheres sem medo do poder -chegou a nossa vez" foi lançada ontem de manhã no Espaço Cultural da Câmara dos Deputados.
A campanha de rádio e TV vai ao ar até o dia 15 de dezembro, quando termina o prazo de filiação para quem quiser participar das próximas eleições. De acordo com a lei eleitoral, os partidos devem apresentar pelo menos 20% de mulheres entre seus candidatos.
O presidente da Câmara, Luís Eduardo Magalhães (PFL-BA), diz que não gostou dessa fórmula legislativa, porque é contra ao sistema de cotas por princípio.
"Mas, se isso conseguir incentivar a participação das mulheres, eu passo a gostar", disse após o lançamento da campanha.
A deputada Marta Suplicy (PT-SP), uma das líderes da campanha, diz que em todos os países com sistema de cotas cresceu a participação feminina na política.
"Na Argentina, onde a cota é de 30%, triplicou em dois anos."
A estratégia da campanha para conseguir um desempenho o melhor possível entre as mulheres inclui cursos de capacitação das candidatas de todos os partidos.
Eles acontecerão em julho de 96 em todo o país e devem ser parcialmente patrocinados pela ONU (Organização das Nações Unidas).
No Dia Internacional da Mulher, 8 de março, manifestações simultâneas em várias cidades do país pedirão o aumento da participação das mulheres na política.
O filme publicitário que entra no ar hoje tem a participação das atrizes Dercy Gonçalves e Fernanda Montenegro. As atrizes não cobraram cachê e as emissoras transmitirão o filme gratuitamente. O Fundo das Nações Unidas para a Mulher e seu equivalente para a População bancou a produção.

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