São Paulo, sexta-feira, 1 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Reforma agrária será mantida, diz Incra

CLÁUDIA TREVISAN; HELCIO ZOLINI
DA REPORTAGEM LOCAL E DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O presidente interino do Incra (Instituto de Colonização e Reforma Agrária), Raul do Valle, afirmou ontem que não haverá qualquer mudança na política de reforma agrária definida por seu antecessor, Francisco Graziano.
Valle desembarcou em São Paulo no final da manhã, vindo de Jacarta (Indonésia), onde participava de um congresso internacional sobre reforma agrária.
"Os fatos que levaram ao afastamento dele (Graziano) nada têm a ver com a linha da conduta política que ele adotou no Incra e que eu, como diretor, considerava extremamente correta", disse.
Depois de viajar 30 horas, Valle tinha um grande desejo: tomar um banho antes de se encontrar, em Brasília, com o ministro da Agricultura, José Eduardo de Andrade Vieira. Não teve tempo para tanto.
O máximo que conseguiu foi se lavar rapidamente no banheiro do aeroporto e trocar a roupa com que viajava por um terno.
Valle foi diplomático ao falar de Andrade Vieira, seu superior hierárquico. Disse que não ultrapassaria a autoridade do ministro, mas observou que a reforma agrária é um programa de governo e não do Ministério da Agricultura.
Ele disse que até o dia 31 de dezembro será cumprida a meta do governo de assentar 40 mil famílias neste ano.
Em Brasília, Valle criticou as invasões de terras. "Existem razões para que os trabalhadores sem-terra lutem por ela. Mas existem métodos que podem ocasionar problemas e isso não é bom para a sociedade brasileira. A reforma agrária tem que ser feita de maneira pacífica", disse.
O presidente interino do Incra se reuniu com o ministro Andrade Vieira. Segundo o ministro, o nome definitivo para chefiar o órgão só será anunciado em janeiro.
Andrade Vieira disse que está "disposto a ouvir todo mundo", a fim de chegar a um consenso sobre o nome do sucessor de Graziano.
"Sou um homem de diálogo. Quiseram me impor a pecha de ser contra a reforma agrária, mas você está no Incra desde fevereiro e sabe do meu empenho em cumprir essa meta", disse a Valle.
(CT e HZ)

Texto Anterior: Empresários confirmam ter sofrido extorsão
Próximo Texto: Graziano pretende estudar no exterior
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.