São Paulo, sábado, 2 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Guia traz direitos dos doentes de Aids

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA; DA AGÊNCIA FOLHA

Para celebrar o Dia Mundial de Luta contra a Aids, ontem, o Ministério da Saúde lançou um guia dos direitos do soropositivo. O guia reúne informações sobre as legislações municipais, estaduais e federais que interessam ao doente.
"Pela primeira vez reunimos num só volume esse tipo de informação", disse a coordenadora do programa de Aids do Ministério da Saúde, Lair Guerra de Macedo.
O soropositivo, por exemplo, tem o direito de exigir a liberação imediata de seu Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, assim que provar que está doente.
Além de oferecer uma série de dicas sobre direitos especiais dos soropositivos, o guia pretende ajudar a combater o preconceito.
Ontem, ONGs (Organizações Não-Governamentais) e o Ministério da Saúde distribuíram camisinhas e ensinaram a colocá-las (usando pênis de borracha) em frente do Congresso Nacional.
Também começou ontem, pelas TVs educativas, o programa de educação a distância sobre a Aids.
O ministério preparou um série de programas que vão ensinar aos professores como tratar a Aids em sala de aula, como conviver com alunos contaminados e como difundir as informações.
Também ontem os ministérios da Saúde, da Justiça e das Relações Exteriores assinaram convênio para a formação de um grupo de estudo que definirá a melhor forma de conter o avanço da Aids nos presídios. Uma das formas que o governo pensa em abordar o assunto é com gibis que tentarão falar a língua dos presidiários -método que já adotado em São Paulo.
'Condomínio'
Ainda dentro das comemorações do Dia Mundial de Luta contra a Aids, foi inaugurado ontem em Goiânia (GO) o "Condomínio Solidariedade", para uso exclusivo dos portadores do vírus. Eles terão atendimento médico gratuito no local. O prédio terá ainda salas para ginástica, dança, cabeleireiro, costura e salão de festas.
O condomínio foi construído pela OVG (Organização das Voluntárias de Goiás), órgão ligado ao governo do Estado. Segundo Carmem Fonseca, da Secretaria da Saúde de Goiás, de 1980 até hoje foram notificados 845 casos de Aids no Estado, com 456 mortes.
Em Porto Alegre (RS), o "túnel da prevenção", uma estrutura de 12 m de comprimento por dois de altura, imitando uma camisinha, foi um dos principais atrativos ontem. Foram exibidos no túnel, montado em frente ao mercado público, no centro, trabalhos de estudantes sobre a doença.
O coordenador da Política Municipal de Aids da Secretaria da Saúde, Gérson Winkler, disse que a iniciativa teve o objetivo de "levar informações à população".

* Colaborou a Agência Folha.

Texto Anterior: Zulaiê defende reação de deputados
Próximo Texto: Lei proíbe discriminação em SP
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.