São Paulo, segunda-feira, 4 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Plantas aproveitam os animais para semear a sua decendência

<UN->KATHY WOLLARD

Como os pássaros sabem quando as frutas estão no ponto? Quando uma fruta está madura, ela envia mensagens os animais. Contam com cores, aroma e gosto para atrai-los. Tudo em um momento determinado pela planta.
As frutas são, na verdade, o ovário das plantas, como o ovário de uma mulher, onde a célula-ovo, se desenvolve. Só que, enquanto a mulher tem dois ovários, uma planta pode ter centenas deles -é só olhar uma árvore carregada.
Ovários nas flores, como em flores de maçã, contêm óvulos -as células primeiras da planta. Depois que o polem fertiliza as células-ovos, elas crescem e se tornam sementes. Enquanto isso, o ovário que circunda as células-ovos, cresce até se tornar uma fruta. Ao final, o que vemos é uma maçã, com sementes marrons. Cada uma das sementes tem informações necessárias para o crescimento de uma nova macieira.
Toda a vida na Terra -plantas e animais- tem uma tarefa básica: reproduzir. Todos querem garantir a continuação de sua espécie e de seus genes. Mas se você fosse um pé de morango plantado no meio do nada, como faria?
A resposta: você aproveitaria as pernas e asas dos animais que podem ir para todos os lugares e espalharia suas sementes pelo mundo. Portanto, o que as plantas fazem é usar os animais.
O momento é tudo. É inútil mandar sementes subdesenvolvidas. Então, as plantas usam os sentidos dos animais -visão, tato, paladar e olfato- para fazê-los se interessar só pelas maduras, ou seja, as que têm sementes prontas.
Pegue os morangos. Até as sementes estarem prontas, os morangos são verdes e se escondem entre as folhas da planta. Um passarinho pode passar por ele sem percebê-lo. Se encontrá-lo e prová-lo, achará a fruta dura e azeda. A menos que o passarinho esteja com fome, o pé fica intacto.
Mas quando as sementes estão prontas, tudo muda. A fruta se torna vermelha e brilhante, um quitute para os animais. E não foi só a cor que mudou: o gosto se tornou doce e sua consistência ficou mais macia. Uma fruta chama atenção de um pássaro, como a nossa, por sua aparência e sabor.
Como a mudança acontece? Uma enzima ataca e enfraquece a fibra que envolve as células da fruta, com isso, a fruta fica mais doce e macia. Outras enzimas transformam a glicose da planta em açúcar. Em alguns casos, as plantas recebem açúcar dos vizinhos.
Se as plantas pudessem escolher, os pássaros seriam os eleitos. Eles sugam a fruta e vomitam as sementes. Espalham mais rapidamente.

PERGUNTAS PARA KATHY WOLLARD devem ser enviadas em inglês para: P.O.Box 4564, Grand Central Station, New York, N.Y. 10163.

Texto Anterior: Um dia na rua dos MAMONAS
Próximo Texto: O que são os celacantos?
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.