São Paulo, quinta-feira, 7 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Gestão FHC mantém violação a direitos

EMANUEL NERI
DA REPORTAGEM LOCAL

Os direitos humanos no Brasil continuam sendo violados no governo do presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB). A conclusão consta de relatório da Human Rights Watch/Américas que será divulgado hoje no Brasil e em vários outros países.
Maior entidade de defesa dos direitos humanos no continente americano, a Human Rights constata em seu relatório, referente a 1995, que as polícias de São Paulo e do Rio estão matando mais civis, sem que os assassinos sejam punidos pela Justiça Militar.
Nos seis primeiros meses de 1995, segundo a organização, a PM paulista assassinou 336 civis -média de 56 assassinatos por mês. A matança de civis aumentou no governo Mário Covas (PSDB) -em todo o ano de l994, houve 520 casos; em 1993, foram 409.
O relatório da Human Rights, com dados referentes a 65 países, será divulgado às 9h30 de hoje, na PUC (Pontifícia Universidade Católica), no Rio. Terá divulgação simultânea nos Estados Unidos, Inglaterra e Bélgica.
O texto reconhece que há providências de FHC para melhorar a situação dos direitos humanos no país. "Não obstante, agentes do governo e particulares continuam a violar direitos humanos fundamentais no Brasil em 1995."
Refere-se ao extermínio de crianças e adolescentes no Rio -1.274 tiveram mortes violentas em 1994. James Cavallaro, representante da entidade no Brasil, diz que as violações de direitos humanos no país são as mais graves da América do Sul, comparadas apenas à Colômbia e ao Peru.

Texto Anterior: Sindicalista pega seis anos de prisão no ABC
Próximo Texto: Trabalho escravo aumenta
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.