São Paulo, quinta-feira, 7 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Câmara aprova projeto para nova lei de drogas

ALEXANDRE SECCO
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A Câmara deu o primeiro passo para a aprovação do projeto que passará a encarar usuário de drogas como doentes e não como criminosos.
Pelo projeto, quem for pego consumindo qualquer tipo de droga poderá receber a mesma pena que o motorista que estaciona em local proibido: uma multa.
Além da multa, o usuário terá a droga apreendida, fornecerá seu endereço, documento de identidade e só. Levá-lo para a prisão é que será contra a lei.
Esse usuário terá que ser dispensado após se identificar e não poderá ter o seu nome divulgado pela imprensa.
Atualmente, nessa situação o consumidor da droga seria preso, levado para uma delegacia, responderia um processo e poderia receber pena de prisão.
A primeira etapa no processo para que os usuários de drogas passem a receber um novo tratamento foi vencida com a aprovação, na comissão especial, do projeto de lei para a Nova Política Nacional de Drogas.
Segundo passo
Agora, o projeto ainda precisa ser aprovado pelo plenário da Câmara, pelo plenário do Senado e sancionado pelo presidente.
Tanto no Senado como na Câmara o projeto precisa do menor quórum necessário para aprovação de um a lei, a maioria simples. São 129 deputados na Câmara (dos 513). No Senado precisa de 21 votos (dos 81).
"Com essa legislação estaremos mais avançados que alguns países do primeiro mundo", disse o deputado.

Texto Anterior: Professores da Unicamp debatem prova anulada
Próximo Texto: Polícia vai fazer blitz antifumo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.