São Paulo, quinta-feira, 7 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

IPTU aumenta em média 9%

DA REPORTAGEM LOCAL

O projeto de lei que a prefeitura enviou à Câmara mudando a cobrança do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) em 1996 vai aumentar a arrecadação em 9,2%.
O projeto aumenta o IPTU nas regiões periféricas da cidade e mantém igual, ou mesmo abaixo do valor atual, em bairros nobres.
Na zona norte, por exemplo, o aumento chega a 23% em alguns bairros. Já no Jardim América (zona oeste), em algumas ruas há a diminuição de 8% do imposto em relação ao ano passado.
Segundo a prefeitura, o aumento no IPTU na periferia foi causado pela revisão dos valores da "planta genérica de valores".
Essa planta é determinada pela prefeitura e estipula qual o preço de mercado, aproximado, dos imóveis da capital.
A partir do valor da planta, é calculado o IPTU. O imposto equivale a 0,6% do valor venal do imóvel.
"O aumento foi maior na periferia porque a planta das regiões mais distantes não era atualizada há muitos anos", diz Sérgio Ghirelli, diretor do Departamento de Rendas Imobiliárias da Secretaria Municipal das Finanças.
Segundo Ghirelli, a arrecadação com o IPTU no ano que vem deve ser de R$ 580 milhões, contra R$ 530 milhões este ano.

Texto Anterior: ITBI deve ter alíquota única
Próximo Texto: Advogados divergem sobre questão
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.