São Paulo, quinta-feira, 7 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

França acaba teste em fevereiro

VINICIUS TORRES FREIRE
DE PARIS

A França anunciou ontem que vai terminar em fevereiro a temporada de testes nucleares que realiza desde setembro nos atóis de Mururoa e Fangataufa (Pacífico Sul).
O ministro da Defesa francês, Charles Millon, disse ontem que os quatro testes anteriores foram um sucesso. "Não vamos precisar estender os testes até a data inicialmente prevista, 31 de maio."
Millon não precisou se o número de testes será realmente limitado a seis, possibilidade já mencionada pelo presidente Jacques Chirac. A próxima explosão deve ocorrer antes do Natal.
O objetivo dos experimentos é testar o atual arsenal francês e desenvolver um programa de simulação de explosões.
Ontem, um tribunal de Papeete (Polinésia Francesa) decidiu que não serão devolvidos ao grupo ambientalista Greenpeace os navios, helicópteros e botes apreendidos.
A partir de setembro, o Greenpeace enviou seus principais barcos a Mururoa para protestar contra a retomada dos ensaios nucleares. Todos foram apreendidos ao invadir águas francesas.
O material do Greenpeace deve permanecer retido pelo menos enquanto durar a investigação judicial da França sobre as responsabilidades da ação do grupo na Polinésia Francesa.
(VTF)

Texto Anterior: Sindicatos franceses fazem ato unificado
Próximo Texto: Pólo capitalista chinês é 'milagre sem similar', diz Fidel Castro
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.