São Paulo, quinta-feira, 7 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pólo capitalista chinês é 'milagre sem similar', diz Fidel Castro

JAIME SPITZCOVSKY
DE PEQUIM

O presidente cubano, Fidel Castro, declarou ontem que Shenzhen, um dos principais pólos de capitalismo da China, criou "um milagre sem similar em outras partes do mundo". Em visita à cidade, disse estar "impressionado".
Localizada no sul do país, Shenzhen corresponde à primeira Zona Econômica Especial criada pela China nas reformas pró-capitalismo iniciadas em 1978.
A ZEE busca atrair capital estrangeiro ao oferecer, por exemplo, incentivos fiscais.
Fidel está na China desde o último dia 29, para uma visita de dez dias. Ontem ele foi a duas empresas privadas de Shenzhen, uma de eletrônicos e outra de bicicletas.
Fidel esteve acompanhado de Jiang Zemin, presidente da China e secretário-geral do PC chinês. A comitiva somou cerca de cem pessoas, entre cubanos e chineses.
Com a injeção de capitalismo, a China se converteu em dona da economia que mais rapidamente cresce no planeta. No ano passado, sua taxa de crescimento econômico atingiu 11,8%.
Atolada na ineficiência de seu sistema econômico socialista, Cuba dá os primeiros passos na adoção de reformas capitalistas. Fidel disse que busca estudar a "combinação chinesa de socialismo com reformas econômicas.
As declarações do presidente cubano foram publicadas pelo "Shenzhen Special Zone Daily, jornal oficial.
Fidel também se reuniu com Li Youwei, chefe do PC em Shenzhen, e com o prefeito, Li Zibin.

Texto Anterior: França acaba teste em fevereiro
Próximo Texto: Choque entre polícia e operários mata quatro
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.