São Paulo, segunda-feira, 11 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Coreanos são condenados por escravizar dez brasileiros

DENISE CHRISPIM MARIN
DE BUENOS AIRES

Três coreanos residentes na Argentina foram condenados, na semana passada, a cinco anos e seis meses de prisão por "reduzirem à servidão" dez cidadãos brasileiros. Os nomes dos brasileiros não foram revelados pela Justiça.
A denúncia, feita em 1993 por três brasileiras que conseguiram fugir de uma fábrica-prisão, causou escândalo por revelar as condições de escravidão impostas a imigrantes clandestinos por pequenos proprietários coreanos.
Os condenados são Byung Il Kim, 47, Tong Shil Kim de Kim (mulher), 45, e um menor que usa o apelido de "Charlie".
Eles dirigiam uma confecção de bordados na avenida Carabobo, no bairro de Once -conhecido como a zona coreana de Buenos Aires.
Os brasileiros, de Minas, foram contratados por dois intermediários, que lhes prometeram salário de US$ 400, casa, comida e descanso em fins-de-semana.
Confinados em um mesmo ambiente, eles dormiam no chão, sem cobertas, e recebiam uma porção de arroz, batatas e sopa por dia. Também sofriam agressões físicas e grades impediam a sua saída.
A primeira denúncia foi feita ao então vice-cônsul brasileiro Osvaldo Leite Monteiro, que pediu a intervenção da Justiça argentina. Policiais invadiram o local em março de 1993 e prenderam os coreanos.

Texto Anterior: Frente fria esvazia praias e lota shoppings no litoral
Próximo Texto: Garoto queima perna em óleo quente de lanchonete
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.