São Paulo, segunda-feira, 11 de dezembro de 1995
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Um novo astro na propaganda

HELCIO EMERICH

Embora tão antigo como a linguagem escrita, ele desponta como um novo fenômeno da propaganda brasileira. Sua presença é cada vez maior nos anúncios de mídia impressa e nos outdoors, mas começa a aparecer com frequência também nos comerciais de TV. Estou falando do asterisco, aquele sinalzinho gráfico usado geralmente para substituir algo que não se quer mencionar.
Sua ascensão na publicidade tem origem, acredite, nas mudanças que ocorreram no mercado após a abertura da economia. Muitos anunciantes deixaram de lado as campanhas conceituais de produtos e as ações institucionais para mergulhar de cabeça nas ofertas de varejo.
A ordem é desovar estoques e sustentar a qualquer preço os "marketing shares". Quando se faz um varejão, os anúncios precisam passar dezenas de informações, que, por obrigatoriedade legal, têm que ser comunicadas: descrição do produto ou serviço, preço à vista, número e valor das prestações e assim por diante.
Tudo nos mínimos detalhes, para que o anunciante não tenha problemas com o Conar, o Procon e outros órgãos de defesa do consumidor. É aí que entra o novo "superstar da propaganda.
Dentro de suas múltiplas responsabilidades, o asterisco tem a função básica de chamar a atenção do leitor para os regulamentos e características da promoção, mas alguns anunciantes exigem que ele cumpra essa tarefa com a maior discrição possível.
De qualquer forma, é bom prestar atenção ao pequeno sinal gráfico, localizado ao lado ou embaixo da oferta promocional. Ele remete para um texto de tipografia minúscula, onde o anunciante relaciona tudo aquilo a que você tem ou não direito quando faz uma compra.
Consciente do seu novo papel na propaganda, o asterisco não é um elemento estático. Versátil, pode tomar formas e tamanhos diferentes, aparecer em cores ou preto-e-branco e até multiplicar-se (em fileiras de dois ou três).
Na constante busca pela renovação de imagens e grafismos, os diretores de arte das agências de propaganda estão se empenhando ao máximo no desenvolvimento de novas soluções visuais para o asterisco, livrando-o da sua antiga e surrada aparência de "estrelinha".
Pode-se esperar para breve a edição de catálogos inteiros de asteriscos com formatos inusitados. Haverá o asterisco para ser associado a produtos alimentícios (em forma de champignon, ervilha, bolacha), automóveis (com "design de volantes, calotas, rolamentos), de artigos esportivos (medalhas, bolas de tênis ou de sinuca). E vai por aí afora.
O próximo desafio no processo de evolução tecnológica desse pequeno e onipresente símbolo das campanhas de varejo consiste em encontrar a fórmula para adaptá-lo à propaganda no rádio. Não parece fácil, mas chegaremos lá.

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