São Paulo, segunda-feira, 11 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Antes de investir numa franquia

MARCELO CHERTO

Se você, leitor, está pensando em investir seu tempo e sua grana numa franquia, não importa quão charmosos sejam os produtos, o conceito do negócio ou a marca que você terá o direito de pregar na fachada do seu estabelecimento, não vá comprar gato por lebre.
Principal cautela: conversar com vários franqueados da rede que você queira integrar. O ideal seria manter contato (se possível, pessoalmente) com, no mínimo, quatro franqueados. Confira se o franqueador cumpre o que promete e se estão felizes com a franquia. Pergunte o que fariam diferente se pudessem voltar no tempo. Investiriam na mesma franquia? Negociariam melhor algum detalhe?
Procure saber quanto tempo se passou antes que conseguissem atingir seu ponto de equilíbrio. Quanto tempo levou para seu investimento retornar. E tudo o que for importante saber. Na minha experiência, franqueados adoram falar de seus negócios e de franqueadores. Para o bem e para o mal. Portanto, não perca a chance de saber mais sobre as oportunidades que estiver analisando antes de assinar um contrato de franquia.

Esteve no Brasil para participar de dois eventos da Franchising University a prof. Cheryl Babcock, da Universidade de Saint Thomas, EUA. Por falha de sua agência de viagens, Babcock se apresentou para embarque em Nova York sem o visto necessário.
Conseguir que ela ingressasse no país sem esse "pequeno detalhe foi uma batalha, na qual teve papel de destaque o pessoal da Secretaria de Energia. O próprio secretário David Zylbersztajn se sensibilizou e assumiu a responsabilidade pelos atos da professora durante sua permanência no Brasil.
Lutaram bravamente Monica Cintra, a rapaziada da Rede Globo e a moçada da Cherto & Associados e do Instituto Franchising. Foram de uma gentileza e uma eficiência totais a equipe da Polícia Federal do aeroporto de Guarulhos, o pessoal do Itamaraty e o gerente da Vasp em Nova York. Gente assim renova minha esperança de que este país um dia cumpra seu destino de ser o melhor país do mundo.

Texto Anterior: O impacto da transposição de águas em regiões semi-áridas
Próximo Texto: A compra do Econômico
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.