São Paulo, segunda-feira, 11 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasileiro terá decisão nostálgica

DA REPORTAGEM LOCAL

Santos e Botafogo vão reviver os anos 50 e 60 na decisão do Campeonato Brasileiro de 95, quando Pelé era o grande ídolo da equipe paulista e Garrincha liderava o supertime carioca.
Os dois times, os melhores do Brasil naquela época, classificaram-se ontem para as finais em dois jogos emocionantes.
Apesar disso, Santos e Botafogo lutarão por um título inédito em suas histórias. Desde que o Campeonato Brasileiro começou a ser disputado, em 71, nenhum dos dois conseguiu ser campeão.
O time paulista foi apenas vice, em 83, quando perdeu para o Flamengo. O carioca foi vice do Palmeiras em 72 e do Flamengo em 92.
O Santos, que fora derrotado pelo Fluminense por 4 a 1 na partida de ida, no Maracanã, conseguiu ontem golear o adversário por 5 a 2, no Pacaembu.
O grande destaque da partida foi Giovanni, autor dos dois primeiros gols e das jogadas de dois outros gols.
Como tinha melhor campanha na competição, o Santos obteve a vaga, mesmo vencendo pela mesma diferença de gols.
Já o Botafogo empatou de 0 a 0 com o Cruzeiro no Maracanã e, assim como o Santos, foi beneficiado pelo regulamento, já que empatara o primeiro jogo por 1 a 1, em Belo Horizonte.
A decisão será o confronto das duas melhores equipes da primeira fase do Brasileiro. O Santos foi o time de melhor campanha, com 46 pontos, e o Botafogo foi o segundo, com 45.
Os dois finalistas são também equipes iguais em espírito ofensivo: o Santos tem o melhor ataque da competição, com 50 gols, e o Botafogo é o segundo, com 43.
O time carioca tem, ainda, o artilheiro do Brasileiro, Túlio, com 21 gols. Seu principal rival estará em campo nesta semana: o meia-atacante Giovanni, com 16 gols.
Por ter acumulado 49 pontos na primeira e segunda fases (semifinal), contra 47 do Botafogo, o Santos tem a vantagem de jogar por dois empates ou por uma vitória e uma derrota por igual diferença.
As partidas finais devem acontecer nesta quarta-feira, no Maracanã, e no domingo, no Pacaembu. A confirmação será dada hoje pela Confederação Brasileira de Futebol.

LEIA MAIS
Sobre o Campeonato Brasileiro nas págs. 2 a 4

Texto Anterior: Leites Nestlé ganha o título pan-americano; Lacta obtém vaga na semifinal do Estadual; Djan Madruga bate recorde de masters; Flamengo empata na despedida do técnico; Campeão da F-Ford bate na última prova; Max Biaggi pretende mudar de categoria; Brasileira fica em 1º no Sul-Americano
Próximo Texto: Santos aplica goleada histórica
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.