São Paulo, segunda-feira, 18 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vereador ligado aos sem-terra é assassinado

WAGNER OLIVEIRA
DA AGÊNCIA FOLHA

O vereador e presidente do Diretório Municipal do PT em Corumbiara (RO), Manoel Ribeiro, 31, o Nelinho, foi assassinado com três tiros às 21h de anteontem, quando chegava em casa.
Ribeiro tinha atuação junto aos lavradores sem-terra e colaborou com o movimento de invasão da fazenda Santa Elina. Na desocupação da área pela Polícia Militar, em 9 de agosto último, 12 pessoas morreram em conflito (dez sem-terra e dois policiais).
O governador de Rondônia, Valdir Raupp Matos (PMDB), disse que o crime pode ter conotação política.
"Ainda é cedo para afirmar, mas provavelmente o crime está relacionado à política regional ou a conflito agrário", afirmou.
O vereador foi assassinado quando colocava sua moto para dentro de casa. Ele estava com a mulher, Edilena, após participar de uma festa de casamento, e foi surpreendido por três homens que estavam em seu quintal.
Segundo o irmão da vítima, Sebastião Ribeiro, Edilena afirmou que dois dos três homens atiraram simultaneamente contra Nelinho e fugiram em seguida.
O médico Newton Pandolpho, que acompanhou a necrópsia realizada ontem no hospital de Vilhena (RO), disse que o vereador levou três tiros, que atingiram braços, pescoço e barriga. Ele não soube precisar o calibre das armas.
"Deve ter sido arma de grosso calibre, pois um dos tiros entrou pelo braço esquerdo na altura do cotovelo, atravessou a barriga e foi sair no outro braço", afirmou.
O irmão do vereador disse que um vizinho ouviu os tiros e ainda tentou socorrer Nelinho, que morreu minutos depois dos disparos.
O secretário estadual do PT em Rondônia, Tácito Pereira do Santos, disse que o vereador vinha recebendo ameaças anônimas de morte.
Para ele, a morte de Ribeiro está ligada à atuação do vereador junto aos sem-terra. Santos afirmou que, provavelmente o crime tenha sido praticado a mando de fazendeiros.
O secretário de Segurança Pública, Vanderley Mosini, também foi de Porto Velho para Corumbiara ontem acompanhar o caso.

Texto Anterior: Banco dá prejuízo sem ganho inflacionário
Próximo Texto: PT responsabiliza Jobim
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.