São Paulo, segunda-feira, 18 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PT responsabiliza Jobim

CLÁUDIA TREVISAN
DA REPORTAGEM LOCAL

Erramos: 19/12/95
O PT responsabilizou o governo federal pelo assassinato do vereador Manoel Ribeiro, ocorrido sábado à noite em Corumbiara.
Dentro do governo, o grande responsável seria o ministro da Justiça, Nelson Jobim.
O presidente nacional do PT, José Dirceu, afirmou que Jobim não cumpriu a promessa de desarmar "os jagunços" que, segundo ele, andam abertamente pelas ruas da cidade com armas privativas das Forças Armadas.
Gilberto Carvalho, secretário de comunicação do partido, espera que a morte de Ribeiro sensibilize o governo federal: "De que adianta enviar tropas para Angola quando há uma guerra civil dentro do país?", pergunta.
A impunidade é outro problema apontado por Dirceu. Ele lembrou que o assassinato de Ribeiro ocorreu cinco dias antes de se completarem quatro anos da morte de Chico Mendes, cujos assassinos fugiram e estão soltos até hoje.
O presidente do PT pretende se encontrar com o ministro da Justiça na terça-feira. Dirceu vai reiterar o pedido de desarmamento da área, feito anteriormente pelo PT, e pedir proteção para Sebastião Pereira Sobrinho, suplente de Ribeiro que assumirá o seu lugar.
Segundo Carvalho, Sobrinho é um dos líderes dos sem-terra na região.
Dirceu disse que também irá a Rondônia encontrar-se com o governador Valdir Raupp (PMDB). O objetivo é pedir empenho da polícia estadual na apuração do assassinato.
No dia 22, Dirceu estará no Acre para participar de ato pelo quarto ano da morte de Chico Mendes, líder dos seringueiros.
Carvalho disse que o assassinato de Ribeiro foi anunciado com antecedência. De acordo com Carvalho, o vereador sabia que estava jurado de morte. "Ele me disse isso quando estive em Rondônia em agosto, um dia depois do massacre de Corumbiara", afirmou.
Dirceu considerou o crime "bárbaro" e "intolerável". O PT, segundo ele, entrará em contato com entidades de defesa dos direito humanos e fará manifestações contra a violência no campo.

Texto Anterior: Vereador ligado aos sem-terra é assassinado
Próximo Texto: Governador diz já ter pistas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.