São Paulo, segunda-feira, 18 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Projeto em Santos é atacado

AURELIANO BIANCARELLI
DA REPORTAGEM LOCAL

A promotoria criminal de Santos está acusando a prefeitura da cidade de tentar distribuir canudos para "aspirar cocaína" e saquinhos plásticos para "acondicionar entorpecentes".
Segundo o promotor João Ferreira Dantas, uma perícia do Instituto de Criminalística feita em kits que seriam distribuídos a usuários de drogas revelou a presença dos canudos e dos envelopes plásticos.
Paulo Roberto Teixeira, da Secretaria Estadual da Saúde, órgão que enviou os kits para Santos, disse que a promotoria confundiu plásticos para proteger agulhas usadas com saquinhos para drogas. E "viu canudo para aspirar cocaína em canudinhos de refrigerante". Segundo ele, os canudinhos foram imaginados para ilustrar discussões em torno da mudança no uso da droga.
Cerca de 500 kits foram apreendidos pela Justiça a pedido da promotoria de Santos no dia 1º de dezembro, quando se comemorava o Dia Mundial de Luta contra a Aids. O programa de troca de seringas seria iniciado naquele dia.
"Estamos pedindo à juíza Lucília Alcione Prata que não libere os kits apreendidos", disse Dantas.
"Esse promotor precisa ser afastado do caso por desequilíbrio e má-fé", disse o prefeito santista David Capistrano Filho (PT).
Em 1990, um projeto de troca de seringas semelhante ao atual foi abortado pela mesma promotoria de Santos.
(AB)

Texto Anterior: Justiça interrompe programas em São Paulo
Próximo Texto: Grupo 'caça' dependentes
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.