São Paulo, segunda-feira, 18 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EUA ajudam usuário carioca

SERGIO TORRES
DA SUCURSAL DO RIO

A Universidade de Miami, nos Estados Unidos, mantém no Rio de Janeiro um programa que ensina o usuário de drogas injetáveis a limpar seringas e agulhas.
Intitulado Proviva (Projeto Venha Informar-se sobre o Vírus da Aids), o programa surgiu a partir da constatação do crescimento da Aids no Brasil, com base em pesquisas da Escola de Medicina da Universidade de Miami.
O Proviva funciona no Rio há dois anos. De acordo com a diretora-executiva da entidade, Risa Ferreira Melo, a partir da verificação do crescimento da Aids, a universidade estabeleceu um plano de prevenção dirigido a grupos de risco da população carioca.
A meta do Proviva é estabelecer um sistema de vigilância e monitoramento sobre a propagação do vírus HIV.
Atenção especial será dada aos usuários de cocaína, travestis e prostitutas.
Requisitos
Para receber a orientação sobre a limpeza do material com que aplica a droga, o cliente do Proviva tem de preencher alguns requisitos.
Ele deve ser maior de 18 anos, ter usado drogas nos últimos 30 dias e não ter participado de outros tipos de tratamentos no mesmo período.
O Proviva distribui kits com preservativos, panfletos informativos e material de limpeza das seringas e agulhas.
Para limpar o material, o usuário deve ter dois copos com 100 ml de água e um copo com quantidade igual de água sanitária.
A seringa e a agulha sujas devem ser enchidas com a água do primeiro copo. A seguir, o dependente mergulha a seringa e a agulha na água sanitária, por 30 segundos. A água sanitária mata o HIV. O terceiro copo de água lava a água sanitária.
Thereza de Aquino, diretora do Nepad, disse que o plano a ser desenvolvido no Rio se baseia em projetos dos EUA, Austrália, Inglaterra, Suécia, Alemanha e Holanda.

ONDE FICA - Proviva: rua Fonseca Teles, 121, quarto andar, São Cristóvão (zona norte do Rio).

Texto Anterior: Rio vai trocar seringas de viciados
Próximo Texto: D. Eugênio é contrário à entrega de seringas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.