São Paulo, segunda-feira, 18 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

D. Eugênio é contrário à entrega de seringas

SERGIO TORRES
DA SUCURSAL DO RIO

O arcebispo do Rio de Janeiro, d. Eugenio Sales, disse ser totalmente contrário ao projeto de distribuição de seringas e agulhas para dependentes de cocaína.
Para ele, a distribuição servirá como estímulo ao consumo de drogas.
"Distribuir seringas é estimular o uso de drogas, um dos veículos de difusão do HIV (vírus da Aids)", disse d. Eugenio, 75, em mensagem transmitida pela assessoria de imprensa da Arquidiocese.
O arcebispo apresentou alternativas ao projeto do Ministério da Saúde e do Nepad (Núcleo de Estudos e Pesquisas em Atenção ao Uso de Drogas) da UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro).
"Em vez de seringas, centros de recuperação de viciados", sugeriu o cardeal.
O secretário de Segurança Pública do Rio, general da reserva Nilton Cerqueira, também se manifestou contra a distribuição de seringas e agulhas.
"Minha inquietação é a repercussão que isso vai ter sobre os adolescentes e as crianças. Como é que vai ser essa distribuição? Será proibida aos menores de 18 anos? Ou será ampla e irrestrita, como querem alguns?", perguntou o general.
Se o projeto for implantado, poderá ocorrer "a destruição da família", previu Cerqueira.
"Nós vamos ensinar aos nossos filhos e netos a se suicidarem lentamente?", questionou.
O chefe de Polícia Civil, delegado Hélio Luz, 49, disse que a polícia não deverá acompanhar a distribuição das seringas.
Luz disse não ter sido comunicado do projeto, mas que, a princípio, não tem nada contra a sua realização.
"Vejo pelo lado da prevenção. Tudo que é pela prevenção da Aids eu sou a favor. O problema é a distribuição. Tem que ver como vai ser feito isso", afirmou o delegado.
(ST)

Texto Anterior: EUA ajudam usuário carioca
Próximo Texto: Unesp testa veneno de cobra no tratamento de câncer
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.