São Paulo, segunda-feira, 18 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Defesas de Wagner e gol de Túlio dão título ao Botafogo

MÁRIO MOREIRA
DA REPORTAGEM LOCAL

Numa partida intensamente disputada, o Botafogo assegurou o seu primeiro título brasileiro ao empatar com o Santos por 1 a 1, ontem, no Pacaembu.
Como vencera o primeiro jogo, no Maracanã, por 2 a 1, o time carioca jogava por um empate.
O panorama geral do jogo foi como se esperava: o Santos tentando pressionar para conseguir a vitória e o Botafogo, retraído, buscando os contra-ataques.
Com Camanducaia na ponta esquerda e apenas um meia defensivo, Carlinhos, o Santos começou tentando abrir o jogo pelos lados e buscando as tabelas pelo meio, coordenadas por Giovanni.
O time carioca, porém, surpreendeu ao recuar o centroavante Túlio -que, normalmente, atua fixo na área- para fazer a ligação do meio-campo com o ataque.
Túlio não só trabalhava bem a bola como combatia no meio-campo. De tanto cometer faltas -sete só no primeiro tempo-, recebeu o cartão amarelo.
O Santos tinha dificuldade em criar chances de gol porque o meio-campo botafoguense exercia uma marcação muito eficiente.
O Botafogo acabou marcando aos 24min. Sérgio Manoel bateu uma falta da esquerda em direção à área, Jamir tocou de cabeça e a bola sobrou para Túlio, impedido, chutar de pé esquerdo para o gol.
O Santos perdeu uma grande chance aos 34min, quando Giovanni, livre na pequena área, tocou para fora.
No intervalo, o técnico do Santos, Cabralzinho, substituiu o meia Robert pelo atacante Macedo. Já o treinador do Botafogo, Paulo Autuori, tirou o lateral-esquerdo André Silva, fazendo entrar o volante Moisés e recuando o meia Sérgio Manoel para a lateral.
O Santos empatou logo aos 2min do segundo tempo: o lateral-direito Marquinhos Capixaba entrou na área pela direita, dividiu com Gonçalves, ajeitou a bola com a mão e a bola sobrou para Marcelo Passos, que marcou.
O Santos quase desempatou aos 29min, numa falta cobrada por Marcelo Passos, mas Wagner, a maior figura do jogo, espalmou.
Aos 34min, Camanducaia marcou de cabeça ao recebeu um cruzamento em cobrança de falta, mas o juiz Márcio Rezende de Freitas marcou impedimento.
Giovanni ainda perdeu grande chance aos 37min, mas Wagner salvou com a ponta dos dedos.

Texto Anterior: Botafogo campeão
Próximo Texto: Donizete entra em campo lesionado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.