São Paulo, segunda-feira, 18 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Engenheiros são 'completos'

DA REPORTAGEM LOCAL

Os engenheiros químicos possuem todas as atribuições da carreira de química, que são 16.
Os bacharéis e licenciados têm sete atribuições, os químicos industriais e os bacharéis com atribuições tecnológicas têm 13.
Isso significa que, além de poder trabalhar em laboratórios e processos químico-industriais, ele ainda pode trabalhar com projetos e instalações de equipamentos.
Segundo Ernesto Antonio Urquieta González, coordenador do curso de Engenharia Química da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), a universidade se preocupa em formar um profissional crítico, altamente capacitado para desenvolver tecnologia.
Depois é a vez das disciplinas fundamentais, como fundamentos físicos e químicos dos processos.
No final do curso, o estudante aprende a aplicar os fundamentos aprendidos nas disciplinas específicas no desenvolvimento de processos químicos.
"O engenheiro químico interfere em todas as linhas de produção", afirma.
Segundo González, a maioria do alunos formados trabalham em grandes empresas, em geral multinacionais. "O setor público não está contratando."
Segundo o coordenador do curso da Unicamp, Antonio José Gomes Cobo, há preocupação em dar uma formação geral. As disciplinas práticas são cinco em um total de trinta. As experiências em laboratórios usam conceitos de várias disciplinas.

Texto Anterior: Licenciados também podem trabalhar na área industrial
Próximo Texto: Mercado está em expansão
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.