São Paulo, segunda-feira, 18 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Livro satiriza os clichês da televisão

MARCELO DE SOUZA
DA REPORTAGEM LOCAL

O livro "Guia de Auto-Ajuda Para Quem Assiste TV", que estará nas livrarias e bancas a partir desta quarta-feira, é uma sátira aos clichês que assolam a televisão diariamente.
Escrito pelo jornalista Furio Lonza, 43, o livro é dividido em 11 tópicos: novelas, noticiários, "Fantástico", programas de esporte, shows de auditório, "Você Decide", musicais, infantil, filmes, humor e anúncios.
O autor faz uma sucessão de generalizações caricaturais para provar a seguinte tese: "Os lugares-comuns na TV não são muitos, são absolutamente todos".
No capítulo dedicado às novelas, a crítica de Lonza ridiculariza alguns atores da Globo -que, sendo supostamente canastrões, se valeriam de recursos ridículos como levantar a sobrancelha esquerda para expressar determinado propósito, e a direita para expressar outro.
Alguns dos momentos mais engraçados do livro estão no capítulo dedicado ao programa "Você Decide", da Globo. São sugeridas diversas histórias absurdas cujos finais o leitor decide.
Uma delas: "Numa pacata cidade do interior, Isabela se apaixona pelo filho do verdureiro, que é primo de Jacó, sobrinho-irmão da mãe de Isabela. O pai lhe conta que o verdureiro é parente próximo de Teresa, tia de Isabela, que inviabilizaria o namoro. A questão que o programa propõe é: "Você entendeu a história? Sim ou Não? Você Decide".
O livro se vale de algumas situações nonsense, mas a maioria do humor é extraído de meras constatações do que realmente ocorre nas telas das emissoras.
Boris Casoy, Marília Gabriela, Jô Soares, repórteres dos noticiários da Globo e do "Aqui Agora", do SBT, e apresentadores da MTV são as principais vítimas da sátira do livro.
Lonza afirma que assistiu com obsessão toda a programação da TV durante quatro meses seguidos para escrever o guia.
A princípio, sua idéia era escrever um livro que tratasse apenas da Rede Globo. "Mas eu corria o risco de cair no vazio, já que todo mundo fala mal da Globo", diz.
"Resolvi então fazer uma abordagem mais geral." A Globo, no entanto, foi inevitavelmente a mais citada.
Lonza nasceu em Trieste, na Itália -país que ele considera ter uma das piores TVs do mundo. Editor da revista de quadrinhos "Chiclete com Banana" durante cinco anos, ele escreveu quatro livros.
Recentemente, organizou a coleção dos três volumes da série "40 Anos de Rock".
O autor escreveu também os textos que acompanham as charges de Angeli, no livro "FHC - Biografia Não Autorizada".
"Guia de Auto-Ajuda Para Quem Assiste TV", da editora Ensaio, poderá ser encontrado em livrarias de todo o país e em algumas bancas de jornal de São Paulo, a partir de quarta-feira.

Livro: Guia de Auto-Ajuda Para Quem Assiste TV
Autor: Furio Lonza
Quanto: R$12

Texto Anterior: Cinemateca exibe oito filmes de Saura
Próximo Texto: Media Lab projeta futuro do cinema
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.