São Paulo, terça-feira, 19 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

GM reajusta o preço dos carros em janeiro

Novo aumento vai atingir todos os modelos da marca

ARTHUR PEREIRA FILHO
DA REPORTAGEM LOCAL

A General Motors vai aumentar o preço de seus carros a partir de 1º de janeiro. O índice de reajuste, que será definido até o final da semana, deve ser de 5%, em média.
Dessa vez, a nova tabela vai incluir todos os modelos e não apenas os "populares" da marca.
O Corsa Wind e o Corsa Wind Super, que estão 3,5% mais caros desde o dia 4, aumentam novamente no mês que vem.
José Carlos Pinheiro Neto, diretor de Assuntos Corporativos da GM, diz que os reajustes são provocados pelo aumento de custos.
Segundo Pinheiro Neto, nos últimos 12 meses a mão-de-obra ficou 50% mais cara. As matérias-primas e as autopeças subiram entre 8% e 12%.
Mas os preços dos carros, afirma, tiveram redução média de 30% no mesmo período. "O reajuste era inevitável para resolver essa equação".
A GM é a segunda montadora a anunciar reajuste em janeiro. Os carros da Volks, que subiram 3,9% em dezembro, ficam 3% mais caros a partir do dia 1º.
Pinheiro diz não temer que os novos preços provoquem queda de vendas. "Nossos concessionários dizem que o ritmo de vendas na primeira quinzena do mês foi muito bom". Para 96, a expectativa da GM é aumentar as vendas em 20% e atingir 420 mil unidades comercializadas.
Para financiar essas vendas, a montadora, segundo Pinheiro, está preparada para "captar no exterior os recursos necessários". O diretor da GM está otimista. Acredita em flexibilização do crédito nos próximos meses.
"Para ativar o mercado não basta que as montadoras tragam dinheiro de fora. É preciso que as instituições financeiras do país sejam autorizadas a financiar a compra de carros novos e usados em 12 ou 24 meses", diz Pinheiro.

Texto Anterior: CMN facilita renegociação de dívida de microempresa
Próximo Texto: Venda à vista cresce 7,4% e a prazo cai 2,2% no fim-de-semana
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.