São Paulo, quarta-feira, 20 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Avalie as opções disponíveis

DA "PC NOVICE"

Os primeiros leitores de CD-ROM amplamente usados foram os 2X (ou de dupla velocidade).
Embora os consumidores curtissem as funções e capacidades dos drives, eles se frustravam com a lentidão das velocidades de acesso e dos índices de transferência.
A velocidade de acesso é o tempo que passa entre o momento em que se dá um comando e a recuperação dos dados. Já o índice de transferência é a velocidade com a qual as informações ou instruções podem ser deslocadas entre diferentes locais.
Depois vieram os drives 4X, ostentando índice de transferência duas vezes maior e velocidade de acesso muito mais alta. Os consumidores ficaram contentes, mas os fabricantes de CD-ROM não pararam por aí. Os drives 6X já passaram da fase de desenvolvimento e chegaram às prateleiras das lojas.
Os leitores 6X custam, em média, US$ 150 mais do que os 4X, mas ostentam índices de transferência e velocidades de acesso maiores.
As dúvidas permanecem: qual drive é o melhor para você, e em que ponto a coisa começa a se tornar excessiva?
Paul White, que trabalha com suporte técnico para a NEC Technologies, diz que a tecnologia CD-ROM fez avanços tão significativos que nem todos os programas disponíveis utilizam a capacidade total dos drives 6X -em muitos casos, nem a dos 4X.
"Quase todos os usuários observarão desempenho melhor com um drive 6X, mas muitos não perceberão toda a capacidade da combinação hardware/software, diz White.
Por enquanto, o drive 4X deve ser o bastante, a não ser que você esteja usando seu computador para trabalhar com programas que incorporam texto, imagens e vídeo full-motion ou para extensas buscas e recuperações de informação.
Mas White diz que os drives 4X não serão suficientes por muito tempo. Daqui a pouco os programas, incluindo jogos e outros produtos multimídia, começarão a ser desenvolvidos para tirar proveito total da capacidade dos drives 6X.
John Gawa, gerente de marketing da divisão de sistemas multimídia da Panasonic, acha que, embora a maioria dos usuários de PCs domésticos não vá precisar de drives 6X, muitos vão querer investir em trocadores de CDs.
"Os usuários domésticos vão querer trocadores de CDs pela mesma razão pela qual as pessoas compram trocadores de CDs de música", diz Gawa. "Não querem ter que ficar trocando os CDs a todo momento".
O trocador de CD-ROM, assim como o trocador de CDs de música, não permite que você use mais de um CD por vez, mas permite trocas mais rápidas e fáceis. O trocador médio é capaz de trocar os CDs em menos de dois segundos.
Uma das alternativas mais recentes ao trocador de CDs é um computador com dois leitores de CD-ROM. Com drives separados, o usuário pode usar dois CDs ao mesmo tempo. Problemas: só um deles poderá funcionar com som; as duas unidades, no momento, vêm em velocidade 2X.
Para quem procura atualizar seu equipamento para um sistema com leitor de CD-ROM ou para quem está se perguntando se precisa atualizar seu drive atual, nosso conselho é simples: compre o melhor que puder pagar, mas esteja consciente de suas necessidades.
Se você pensa em utilizar apenas programas educativos ou jogos sem vídeo full-motion, um drive 4X deve ser suficiente.
Mas, se você quer comprar um drive que vai durar bastante e estará à frente da tecnologia, pense em adquirir um 6X. Você pagará mais, mas não precisará substituí-lo por alguns anos.

Tradução de Clara Allain.

Texto Anterior: Conheça as novidades em leitores de CD
Próximo Texto: Rali terá diário de bordo em tempo real
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.