São Paulo, quarta-feira, 20 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Conheça as novidades em leitores de CD

COREY RUSSMAN
DA "PC NOVICE"

6X. Trocador de CDs. Taxa de transferência. Velocidade de acesso. Pouco tempo atrás, o usuário de computadores ainda podia trabalhar tranquilamente sem compreender esses termos.
Mas o equipamento que eles descrevem rapidamente virou um acessório importante de quase todos os computadores vendidos hoje: o leitor de CD-ROM (ou drive de CD-ROM).
Não faz muito tempo, os revendedores e fabricantes viam os programas em CD-ROM como apenas mais uma fase na indústria dos computadores.
Alguns achavam que era uma tecnologia que iria passar virtualmente despercebida.
Não imaginavam que, em pouco tempo, os leitores de CD-ROM passariam a ser uma das opções mais pedidas por quem compra um computador novo ou atualiza seus sistemas.
O CD-ROM, ou Compact Disc, Read-Only Memory (disco compacto, memória apenas para leitura), é uma forma de armazenamento de dados que utiliza ótica de laser para ler os dados.
Um CD-ROM comum tem capacidade para armazenar 417 vezes mais dados do que um disquete de 3,5 polegadas. Hoje, a maioria dos programas vem em CD, trazendo sons e vídeo, além de textos e gráficos.

Aumento de 68%
Durante o ano de 1994, a receita com a venda de leitores de CD-ROM saltou para US$ 3,7 bilhões, quantia que indica um aumento de 68% em relação a 1993, segundo pesquisa Disk/Trend realizada em 1995.
A pesquisa estima que 34 milhões de leitores de CD-ROM serão vendidos em 1995. Até 1998, mais de 68 milhões de unidades serão vendidas por ano.
Em apenas um ano, a indústria passou de leitores 2X (ou dupla velocidade) para drives 4X (ou quádrupla velocidade).
Promessa de rapidez
Mas a tecnologia dos equipamentos está mudando rapidamente. Os drives de 6X e 8X já estão chegando, prometendo tempos de acesso e índices de transferência ainda mais rápidos (leia ao lado a tabela comparativa).
Embora os drives 6X tenham acabado de chegar ao mercado e os drives 8X estejam em fase final de desenvolvimento, os pesquisadores afirmam que até 1998 os drives 6X e 8X irão compor mais de 80% das vendas de leitores de CD-ROM.
Daqui a pouco seu equipamento de CD-ROM embutido poderá comportar mais de um drive.
Com as novas tecnologias, os computadores poderão ser fabricados com mais de um drive, e os drives poderão conter mais de um CD ao mesmo tempo.
Essas tecnologias já existem no mercado, e, embora os computadores com mais de um drive não pareçam estar vendendo muito, os trocadores de CD-ROM estão vendendo muito bem.
Existem dois estilos de leitor de CD-ROM -interno e externo. Como seus nomes dão a entender, os internos são embutidos no computador, enquanto os externos são ligados a ele, como periféricos.
O CD-ROM se tornou uma tecnologia tão popular que mesmo os usuários de computadores portáteis querem poder usá-los. Já estão no mercado os primeiros notebooks com leitor de CD-ROM embutido.

Texto Anterior: Conversão de arquivos
Próximo Texto: Avalie as opções disponíveis
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.