São Paulo, sábado, 23 de dezembro de 1995
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Supermercado puxa preços para baixo em 95

MAURO ZAFALON
DA REDAÇÃO

Os supermercados estiveram entre os principais responsáveis pela redução da taxa de inflação em 1995. O aumento acumulado de preços no setor ficou em 12,6% no ano, segundo o Datafolha.
A taxa é bem inferior aos 23% de inflação previstos pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) para o período.
O ritmo da inflação em 95 foi determinado pelos reajustes de preços nos setores de serviços e de aluguel. Alguns desses itens, como mostra acompanhamento de preços da Fipe, tiveram reajustes acima de 50% no ano.
Alimentos e vestuário, dois tradicionais itens de peso na composição do índice de inflação e comercializados em supermercados e hipermercados, tiveram as menores evoluções no ano.
Os dados da Fipe indicam alta de 8% para os alimentos e de 4% no setor de vestuário.
Vários fatores seguraram os preços nos supermercados em 95. Um dos principais foi a estabilidade -em alguns casos, até queda- dos produtos agrícolas.
Os supermercados colocaram em suas prateleiras uma quantidade maior de importados, inibindo reajustes dos similares nacionais.
Há três anos, apenas 2% do total de produtos comercializados pelos supermercados era de importados. Hoje, algumas redes já trabalham com 17% de importados.
A relativa estabilidade trazida pelo Plano Real fez com que o consumidor memorizasse mais os preços e se tornasse mais exigente em suas compras.
Com isso, a concorrência ficou mais acirrada entre as próprias redes. Os lucros gerados com a ciranda financeira nos anos anteriores foram substituídos por custos e margens de lucros menores.
A guerra de preços foi acirrada ainda mais com a chegada da rede norte-americana Wal-Mart.
As vendas em 95 não repetiram o mesmo desempenho de 94, forçando indústrias e supermercados a aumentar as promoções para atrair os consumidores.
Nesta semana, os preços ficaram estáveis nos supermercados. A elevação do feijão (13%) foi compensada pelas reduções de carnes, óleo e produtos matinais.
Nos hipermercados, houve reajuste de 1,66% na semana. A pesquisa do Datafolha é feita em 18 supermercados e 18 hipermercados de São Paulo e abrange cem itens.

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