São Paulo, sábado, 23 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Estados Unidos rejeitam a extradição de Ruiz Massieu

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Um juiz federal dos EUA ordenou ontem a libertação do ex-subprocurador-geral do México Mario Ruiz Massieu e rechaçou seu quarto pedido de extradição, feito pelo governo mexicano.
Minutos depois de ser libertado judicialmente, ele foi detido novamente por agentes da imigração.
Sua nova prisão ocorreu por ele ter entrado nos EUA com US$ 10 mil ilegais. Por esse motivo, ele pode ser deportado para o México.
Ruiz estava preso em Newark (próximo a Nova York) a pedido do México. Ele é suspeito de enriquecimento ilícito e obstrução da Justiça no caso do assassinato de seu irmão José Francisco, o então número dois do Partido Revolucionário Institucional (governista), assassinado em setembro de 1994.
Ruiz teria protegido Raúl Salinas, irmão do ex-presidente mexicano Carlos Salinas de Gortari.
Segundo o juiz Stanley Chesler, o governo mexicano não apresentou provas para sustentar a acusação de desvio de dinheiro público.
O juiz afirmou que os movimentos financeiros de Massieu seriam considerados irregulares nos EUA, mas não no México. Seu pedido de extradição já havia sido rejeitado três outras vezes.

Texto Anterior: Dissidente chinês decide recorrer da sentença
Próximo Texto: Cavaco Silva é investigado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.