São Paulo, quarta-feira, 27 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Dieta pode ser mais saudável que ginástica

DA REPORTAGEM LOCAL

Perder peso é melhor para evitar doenças do coração que fazer exercícios aeróbicos, diz estudo publicado hoje na revista da Associação Médica Americana ("Jama").
Segundo pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade de Maryland (EUA), a perda de peso em homens acima de 45 anos foi mais eficaz ao reduzir o risco de doenças coronarianas.
As coronárias são os dois principais vasos sanguíneos que distribuem sangue do coração ao corpo.
A equipe de Leslie Katzel estudou 111 homens entre 46 e 80 anos que, apesar de levar uma vida sedentária e de estar com excesso de peso, eram saudáveis.
Os homens foram divididos em três grupos. O primeiro, com 44 homens, foi submetido a regime de emagrecimento.
O segundo grupo, com 49 homens, foi submetido a exercícios aeróbicos. Os outros 18 homens não fizeram exercício nem regime, sendo usados como base de comparação. Todos os homens fizeram uma série de testes antes de começar o estudo.
Pesquisadores acreditavam que exercícios aeróbicos reduziam riscos de doenças cardíacas, já que aumentavam a capacidade de o coração bombear sangue sem a necessidade de aumentar o número de batimentos cardíacos.
Segundo os cientistas, o objetivo do grupo que começou a fazer regime era perder pelo menos 10% do peso.
Já o grupo que fez exercícios deveria aumentar sua capacidade aeróbica em pelo menos 10%. Eles deveriam manter o peso do corpo.
O objetivo do terceiro grupo era permanecer com as mesmas atividades e o peso de antes.
Os pesquisadores dizem ter encontrado mais benefícios com a perda de peso do que na prática de exercícios aeróbicos.
O grupo que fez exercícios apresentou um nível de colesterol total menor, redução do colesterol de baixa-densidade, considerado perigoso ao organismo, baixo nível de triglicérides e baixos níveis de insulina.
Já os homens que fizeram regime apresentaram aumento no colesterol de alta densidade, considerado benéfico ao organismo, aumento dos níveis de insulina e menor pressão arterial.
O colesterol é uma substância produzida pelo organismo que, em grande quantidade, pode se depositar nos vasos sanguíneos, entupindo-os. Pesquisadores sugerem que os altos níveis de colesterol possam estar ligados à ocorrência de doenças no coração.
A insulina, hormônio produzido pelo pâncreas, ajuda a absorção de açúcares pelas células. Pessoas com baixos níveis de insulina têm grande quantidade de açúcar no sangue, doença chamada diabetes.
Segundo a equipe, os resultados sugerem que a perda de peso é o melhor tratamento para prevenir as doenças arteriais coronarianas.
Segundo eles, o treinamento aeróbico na ausência de peso foi o tipo de tratamento que trouxe menores benefícios.
Em editorial na mesma revista, William Hazzard, da Universidade Wake Forest (EUA), disse: "O resultado mais encorajador do estudo é que, se a perda de peso for supervisionada, pode reduzir a pressão sanguínea e os níveis de colesterol que são maléficos ao organismo humano.
Hazzard acrescenta: "A mensagem central é que a vida sedentária é um problema de saúde pública resultante da associação da idade com aumento da gordura corpórea e com maior risco de doenças do coração em homens.

Texto Anterior: Tese sobre aborto não assusta Vaticano
Próximo Texto: Greenwich vai reabrir telescópio em 1996
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.