São Paulo, quarta-feira, 27 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Greenwich vai reabrir telescópio em 1996

DA "NEW SCIENTIST"

Em 1996, o maior telescópio de refração do Reino Unido deve voltar ao funcionamento no Antigo Observatório Real britânico, em Greenwich.
Construído em Dublin (Irlanda) em 1893, ele ainda é o oitavo maior telescópio do mundo.
Foi transferido para Herstmonceaux (Sussex, Reino Unido) em 1957 com o Observatório Real. Em 1971, foi aposentado e devolvido a Greenwich.
Mas tempestades em 1987 e ventos em janeiro de 1989 danificaram gravemente o telescópio e sua cúpula, tornando impossível sua abertura.
Uma empresa de engenheiros marítimos deve ajudar a restaurar a cúpula de 102 anos, uma das primeiras estruturas a ser construídas em fibra de vidro. Uma empresa de relojoaria está pagando a restauração.
O Museu Nacional Marítimo, que opera o Antigo Observatório Real, espera ter o telescópio em funcionamento para a Semana Nacional de Astronomia em setembro de 1996.
Um porta-voz do museu disse que, embora a poluição nos arredores de Londres limite o uso do telescópio para astronomia séria, ele terá grande valor educacional.

Texto Anterior: Dieta pode ser mais saudável que ginástica
Próximo Texto: Pintura de 1426 mostra 1º caso de pólio
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.