São Paulo, sexta-feira, 29 de dezembro de 1995
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Concorrência acirrada traz novos canais

JOÃO BATISTA NATALI
DA REPORTAGEM LOCAL

Dois indícios demonstram o quanto a concorrência entre as empresas de TV paga afeta a programação: a quantidade de canais já existentes e a relativa semelhança dos projetos de canais novos.
Tanto a Net quanto a TVA pretendem transmitir a partir de 1996 canais brasileiros com programação exclusiva de telejornalismo. Trata-se do Globo News e do Canal de Notícias, este feito em parceria da TVA com o SBT.
Entre os programas exclusivos da TVA, a HBO se desdobrou em um segundo canal, HBO-2, com a mesmíssimos filmes, mas com horários diferenciados de início de projeção. O Telecine, canal veiculado pela Net, está fazendo o mesmo e criando um Telecine-2.
Ainda no segmento de cinema, a TVA lançará um segundo canal, o Cinemax (cada dia dedicado a um gênero, como aventura, terror, ficção científica) e a Net-Multicanal deverá fazer o mesmo com um canal de filmes clássicos norte-americanos, ao estilo do AMC, uma das recentes e bem-sucedidas experiências nos Estados Unidos.
Em termos de canal de esportes, a TVA se avantajava pela exclusividade dos sinais da ESPN-Brasil. Os assinantes da Net possuíam só o SporTV, mas passaram a ter este ano a ESPN internacional e em 1996 disporão de um terceiro canal especializado, o Fox Sport.
E já que a segmentação do público pode fazer a diferença, há nos dois conglomerados de TV paga projetos de lançamento de canais "étnicos", como a TV Dubai (em árabe, pela Net) e o Asia Channel (em japonês, pela TVA).
Cada uma das empresas mantêm nichos que acreditam acrescentar um diferencial a seu cardápio. De um lado, a Net deverá entrar com o Futura, canal de TV educativo produzido pela Fundação Roberto Marinho. De outro lado, a TVA se prepara para lançar o Bravo, canal "cult" (ópera, jazz, balé) e um canal de negócios, provisoriamente chamado Business.
(JBN)

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