São Paulo, domingo, 5 de fevereiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AGENDA PARA 95

Globalização - A palavra já é velha, mas se transformou na maior característica do final do século. Já não é só globalização da economia. É também da informação e do comércio, mas igualmente do crime organizado. Agora, vai se falar também de "global governance" ou administração global.

Social - Outra palavra velha, mas que vai ser muito ouvida pelo menos no primeiro semestre. No mês que vem, realiza-se na Dinamarca a reunião de cúpula sobre o desenvolvimento social.
Associada a social, vai aparecer a palavra "dumping". Dumping social é a acusação que os países ricos fazem aos pobres: usar seus baixos salários para aumentar a competitividade de seus produtos.

Teledemocracia - Designa a capacidade de os meios eletrônicos (TV, fax, computadores) dominarem agenda de políticos e administradores, sobrepondo-se ao conceito clássico de soberania popular.

México - A crise transformou a estrela das reformas econômicas em um pesadelo global. Os desdobramentos ainda não estão claros, mas não há quem não aposte em uma queda forte no crescimento.

Mercosul - Seus quatro membros (Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai) tentam vender, com razoável êxito, uma imagem de marca própria, para se diferenciarem da genérica América Latina.

Ásia - Continua sendo a região de maior crescimento. Toyoo Gyothen, presidente do Banco de Tóquio, imagina que a Ásia, fora Japão, crescerá este ano 6% a 7%.

Fuga para a qualidade - Designa a suposta intenção de os investidores internacionais, alarmados com a crise mexicana, procurarem aplicar seu dinheiro em países mais sólidos.

Texto Anterior: Desânimo é perspectiva do planeta para 95
Próximo Texto: Globalização desafia poder do Estado nacional
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.