São Paulo, domingo, 5 de fevereiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sudeste ainda é a principal base do partido

DA REDAÇÃO

O PT surgiu na região Sudeste, que constitui até hoje a principal base do partido (49% da bancada na Câmara). Em 1982, o partido elegeu deputados federais em apenas três Estados (São Paulo, Minas e Rio) e estaduais em quatro.
Nas eleições de 1986, o partido dobrou sua bancada na Câmara, elegendo seus primeiros deputados federais na região Sul (12,5% do total). Ao mesmo tempo, conseguiu eleger deputados estaduais em 13 Estados.
As eleições de 1990 marcaram uma grande expansão no Sul e alguns avanços no Norte e Nordeste. O partido elegeu 35 deputados federais (em 11 Estados), e deputados estaduais em 24 Estados.
No ano passado, o partido conseguiu eleger congressistas em 17 Estados (49 deputados federais e quatro senadores), e deputados estaduais em 24. Houve avanços no Nordeste (Maranhão, Ceará, Pernambuco, Sergipe), Centro-Oeste (Mato Grosso, Goiás).
O partido, porém, sofre derrotas no Norte, deixando de eleger deputados federais no Amazonas e no Amapá. A bancada federal também cresceu menos do que o esperado pela direção nacional.
No plano municipal, o partido elegeu apenas dois prefeitos em 1982, alcançando 53 prefeituras em 92 —entre elas quatro capitais.

Texto Anterior: Militância petista é formada por elite
Próximo Texto: Sindicatos e empresas criam sistema de saúde
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.