São Paulo, domingo, 5 de fevereiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Por que não sentimos a Terra girar?

Leonardo de A. Neto, 20, estudante, Araguari, MG
Cecil Chow Robilotta, do Instituto de Física da Universidade de São Paulo, responde:

A Terra gira em torno de seu eixo e tudo que está sobre sua superfície gira junto com ela. Mais ainda, a atmosfera à sua volta possui o mesmo movimento e nós também giramos com ela.
Para que possamos perceber um movimento qualquer, necessitamos de um ponto de referência fixo ou externo ao movimento, em relação ao qual seja possível verificar a mudança de posição no espaço.
Por exemplo, em uma viagem de carro, só percebemos se o carro se move ou não quando olhamos para fora e percebemos a paisagem 'passando'. Se as janelas fossem todas obstruídas, não saberíamos se o carro está em movimento ou simplesmente parado com o motor ligado.
Para nós na Terra, contudo, não existem tais pontos em suas imediações. Só olhando para pontos de referência fora desse mundo, e portanto bem distantes, poderíamos notar seu movimento. Ou seja, observando, por exemplo, o Sol e as outras estrelas.
Aparentemente o Sol se move, dando origem aos dias e noites. Também as estrelas parecem movimentar-se. Na verdade, elas são nossos 'pontos fixos', de referência; é a rotação da Terra que dá a impressão de que elas se movimentam. Assim, é como se o Sol e as estrelas fossem a paisagem que passa.

Correspondência para a seção Sem Mistério deve ser encaminhada à Editoria de Ciência (al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01290-900, São Paulo - SP), com nome, idade, profissão e endereço. Não serão respondidas cartas com pedidos de aconselhamento médico ou psíquico.

Texto Anterior: Falta estudo rigoroso que 'incrimine' epilépticos
Próximo Texto: E os vulcões, são previsíveis?
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.