São Paulo, domingo, 5 de fevereiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TV paga reúne amigos em frente à tela

IVAN FINOTTI
DA REPORTAGEM LOCAL

A TV por assinatura está resgatando um personagem bastante comum nos primórdios da televisão brasileira: o televizinho.
Sem ter seu próprio canal pago, o televizinho bate ponto na casa de amigos melhor aparelhados. Antes, na década de 50, o televizinho era aquele que não tinha seu próprio televisor.
O principal interesse dos televizinhos são os jogos de futebol. Agora, com o campeonato paulista na tela da Globosat e da TVA —mesmo quando o jogo é em São Paulo—, é época de proliferação da categoria.
O advogado Luiz Augusto Klecz, 23, que tem assinatura da TVA há mais de um ano, diz já ter se acostumado a assistir aos jogos acompanhado. Foi assim durante todo o campeonato paulista e brasileiro do ano passado.
Sua pequena sala de TV em Santo André, na Grande São Paulo, já comportou dez torcedores de uma só vez. "Só convido corintianos como eu, mas às vezes vem gente só para secar o meu time", diz.
Os televizinhos, no entanto, não precisam ser convidados formalmente. "Uma vez chamei um amigo e ele trouxe junto o pai e a irmã", conta Klecz.
O ator Eduardo Moscovis, 26, o Daniel de "As Pupilas do Senhor Reitor", novela do SBT, também reúne a turma em frente à sua TV paga sempre que vai ao Rio de Janeiro, onde mora com seus pais.
"Não só quando tem jogo, mas quando vai passar um filme bom ou um documentário. Chamo uns oito amigos, compramos cerveja, salgadinho e vira um programa", explica.
É essa reunião com os amigos que almeja a atriz Daniela Camargo, 25, colega de Moscovis na novela do SBT. "Vou me mudar no começo deste ano e comprar alguns desses canais. É mais pela festa, pela reunião com os amigos do que pelo próprio programa", diz a futura assinante.
Nem todos os teleanfitriões se sentem à vontade no papel. O estudante de administração de empresas José Álvaro Marini Júnior, 26, é um destes.
Proprietário de 20 canais por assinatura, além de parabólica e TV estéreo, Marini nem precisa chamar para os televizinhos aparecerem. "Às vezes acho que eles vêm à minha casa só por causa da TV", brinca.

Texto Anterior: Eventos esportivos mudam audiência
Próximo Texto: Winter se irrita por ser chamado de mau jogado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.