São Paulo, quarta-feira, 8 de fevereiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Baterista de Thelonious Monk e John Coltrane morre aos 65 anos

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O baterista de jazz Art Taylor, famoso por suas apresentações ao lado de músicos como John Coltrane e Thelonious Monk, morreu anteontem aos 65 anos. Além de ser reconhecido como um dos mestres do jazz moderno, Taylor é o autor de um dos clássicos da bibliografia sobre jazz: o livro de entrevistas "Notes and Tones".
Nascido na cidade de Nova York, Taylor viveu durante 18 anos em Paris (França), retornando aos EUA em meados dos anos 80. Taylor havia terminado um novo trabalho com o organista Jimmy Smith há algumas semanas. Segundo Phil Schaap, amigo do baterista, a causa de sua morte ainda não é conhecida.
Taylor foi o baterista de algumas gravações clássicas para os selos Blue Note e Verve e apareceu ao lado de Thelonious Monk na famoso concerto realizado em 1959 no Town Hall. Outros de seus trabalhos clássicos foram as participações em dois dos mais famosos álbuns do saxofonista John Coltrane: "Giant Steps" e "Soul Trane". Na carreira solo, seu mais significativo trabalho foi "A.T's Delight" para a Blue Note.
Howard Mandel, crítico da revista "Down Beat", disse que Taylor era parte dos "grandes" nomes do jazz americano.

Texto Anterior: Ajudante do último imperador perde direitos sobre memórias
Próximo Texto: Allen volta ao humor com 'Assassinato...'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.