São Paulo, domingo, 12 de fevereiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Veja quais cuidados podem ser tomados

MAURICIO STYCER
DA REPORTAGEM LOCAL

Em alguns casos, é possível prever, antes da construção, os futuros problemas de enchentes.
O arquiteto Gabriel Matravolgyi, 30, que projeta uma casa num terreno com barranco no Morumbi (zona oeste), sugere algumas providências básicas antes da obra:
1) Observar, em dia de chuva, a capacidade de absorção de água do solo onde se pretende construir.
2) Observar o caminho natural da água —por exemplo, se vem diretamente para o seu terreno.
3) Ver se o mato cresce no terreno. Se nasce menos que no vizinho, por exemplo, pode ser que o terreno esteja infiltrado.
Decidida a construção, a próxima providência é aterrar o local no mínimo 50 centímetros acima do nível da calçada.
"Se você constrói para um europeu, ou para alguém que passou por uma experiência de destruição, ele não vai querer morar em local baixo", diz Matravolgyi.
Outra medida importante é garantir, no projeto, a preservação da maior área verde possível. "A vegetação garante a permeabilização natural do terreno", diz.
Bem, você tomou todas essas medidas e não adiantou nada. Você está desesperado e vai erguer um muro, comprar uma bomba e instalar uma comporta. Ainda assim, tome alguns cuidados, alerta o arquiteto Gianfranco Vannucchi.
1) O muro na frente de casa impede a invasão de água pela rua, mas ela pode entrar pelo muro da casa do vizinho. Você precisa, com a concordância dele, impermeabilizar esse muro.
2) A bomba que retira os excessos deve ser movida a diesel. Pode faltar luz na hora da enchente e a bomba elétrica não vai funcionar.
3) As comportas de ferro devem ter vedação de borracha, para evitar infiltração, e precisam passar por manutenção periódica.
(MSy)

Texto Anterior: Formiga 'diz' a engenheiro que água vai invadir casa
Próximo Texto: Desabamentos deixam 3.000 desabrigados na cidade
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.