São Paulo, domingo, 12 de fevereiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Linguagem do cotidiano esconde citações eruditas da Antiguidade

LUIZ ALBERTO M. CABRAL
ESPECIAL PARA A FOLHA

"Isso É Grego para Mim" é um manual útil e mesmo indispensável para professores, jornalistas, escritores e aficcionados pela "cultura clássica". Sua importância consiste no farto registro de expressões cunhadas pelos autores da Antiguidade greco-romana que se tornaram proverbiais, utilizadas todos os dias na linguagem popular no mais completo desconhecimento de sua procedência.
A compilação de mais de 120 expressões extraídas de cerca de 70 obras e citadas em seu texto original, juntamente com o perfil de seus autores, não o torna, porém, um compêndio de mera erudição. Além do imenso prazer em descobrir as expressões em seus contextos específicos —muitas vezes até contrárias à idéia que sempre fazíamos (erguer o polegar para alguém, por exemplo, significava que se queria vê-lo morto)—, o leitor terá a oportunidade de dissipar as concepções errôneas que vieram a se cristalizar no campo da filosofia e resgatar o sentido preciso e originário dos conceitos de "hedonismo", "epicurista" e "cínico", por exemplo.
Michael Macrone, o autor do livro, vem se especializando em publicar best-sellers "culturais" (é também o autor de "Brush Up Your Shakespeare", pela mesma editora) e sua marca registrada é a linguagem acessível mesmo aos leitores "não-iniciados". No entanto, pela qualidade do material reunido, somos tentados a imaginar em que capítulos magistrais eles não se tornariam, sobretudo nas mãos de autênticos escritores dotados de fino senso de humor e ironia.

LUIZ ALBERTO MACHADO CABRAL é pós-graduando em grego antigo na USP

Texto Anterior: Um mapa para as trilhas árduas do latim
Próximo Texto: A infância no berço da literatura
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.