São Paulo, sábado, 18 de fevereiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sem proteína, sem vitamina

DA REPORTAGEM LOCAL

A dieta básica de arroz e feijão está longe do ideal de alimentação balanceada e equilibrada sugerida pelos nutricionistas.
A professora de nutrição da Universidade Federal de São Paulo Rose Andreazza diz que a dupla arroz-feijão supre as necessidades mínimas de uma pessoa adulta. O arroz é fonte de energia, e o feijão de proteína vegetal.
Faltam nessa combinação a proteína animal (carnes, ovos e leite) e as fontes de vitaminas e minerais (frutas e hortaliças).
A alimentação ideal, segundo Rose, é a que equilibra todos esses componentes -o que os nutricionistas chamam de "mistura múltipla", em contraposição à "mistura dupla" arroz-feijão.
A falta de proteínas, vitaminas e minerais tem um efeito nefasto em crianças, diz Rose. Um das consequências pode ser a desnutrição.
Rose diz que o ideal é a realização de seis refeições por dia -algo quase impensável para quem ganha um salário mínimo. Se o ideal é inatingível, Rose afirma que o mínimo aceitável são três refeições diárias.
No café da manhã, deve haver pelo menos um alimento básico (pão) e um complementar (leite). "Isso já seria ótimo", diz Rose.

Texto Anterior: Como não se vive com R$ 70
Próximo Texto: Ex-professora vive bem com RS$ 8 mil
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.