São Paulo, quinta-feira, 23 de fevereiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Malan quer discutir defesa de moeda na AL

BCs criariam sistema antiespeculação

FERNANDO GODINHO
COORDENADOR DE ECONOMIA DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O ministro Pedro Malan (Fazenda) quer discutir com os bancos centrais dos países latino-americanos a criação de mecanismos que protegam as moedas nacionais de "ataques especulativos".
A intenção de Malan foi anunciada ontem pelo senador Eduardo Suplicy (PT-SP), após se reunir com o ministro.
Segundo Suplicy, Malan quer aproveitar as negociações em torno da ajuda financeira do Brasil ao México para aprofundar estas discussões.
Esta ajuda ainda não está definida. O pacote financeiro para o México é sustentado basicamente pelos EUA, num total de US$ 20 bilhões. O FMI e outros países também participam das negociações.
"Há interesse do Brasil em criar estes mecanismos de apoio mútuo, pois há necessidade de se defender as moedas nacionais, quando estas forem objeto de ataques de natureza especulativa", disse Malan, segundo relatou Suplicy.
Malan não detalhou como funcionariam estes mecanismos. De acordo com o senador paulista, o ministro da Fazenda afirmou que ainda não estão acertadas as condições que o governo mexicano dará ao Brasil para que se efetive o apoio financeiro àquele país.
O Brasil deve fazer parte da ajuda conjunta ao México junto com Argentina e Colômbia, além dos Estados Unidos. Do pacote também fazem parte o FMI e outros países ricos, como o Canadá.

Texto Anterior: Empresário descarta crise
Próximo Texto: BC argentino aumenta juros para 13%
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.