São Paulo, quinta-feira, 2 de março de 1995
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Para empresário, falta marketing ao Brasil

DE NOVA YORK

Para empresário, falta marketing ao Brasil
Falta marketing ao governo brasileiro. Essa é a opinião do novo presidente da Câmara de Comércio Brasil-EUA, Luiz Forbes.
Para ele, Brasil e China são os dois grandes mercados emergentes hoje. Motivos: área do país, tamanho da população, safras agrícolas, produtividade industrial, sofisticação de mercados e consolidação política recente, entre outros.
Segundo Luiz Forbes, qualquer investidor estrangeiro tem que olhar para o Brasil. "É inevitável." Ele afirmou que o governo deve mostrar neste momento estar disposto a receber investimentos estrangeiros.
"Espero que não haja nenhuma medida de restrição à entrada do capital estrangeiro. Isso seria uma loucura."
Segundo Forbes, os mexicanos e os argentinos são mestres em marketing no exterior. "Domingo Cavallo, ministro da Economia, é um 'expert'."
Na sua opinião, o governo deveria conversar com o investidor mais diretamente, tipo "olho no olho", disse.
Forbes exemplifica. Antes de o presidente Fernando Henrique Cardoso vir aos EUA em abril, ministros e representantes do governo deveriam visitar investidores estrangeiros para "acalmá-los" —é um processo demorado mostrar que Brasil não tem nada a ver com o México, argumentou. Na visão de Forbes, Nova York, Chicago, Boston e Los Angeles seriam boas cidades para expor o Brasil.
Entre as prioridades de Forbes na Câmara estão: palestras sobre a indústria e o comércio brasileiros; incentivar corporações americanas a participar do quadro associativo da entidade; realizar eventos que promovam o comércio de setores da indústria brasileira pouco conhecidos no exterior.

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