São Paulo, domingo, 5 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Jornal francês aponta brasileiro

ANDRÉ FONTENELLE
DE PARIS

O jornal francês "Le Figaro" publicou em sua edição de ontem uma versão para o caso de espionagem da CIA na França, que identifica como Christian Meyer o brasileiro envolvido num suposto caso de suborno envolvendo o Sivam.
No mês passado, o jornal americano "The New York Times" publicou reportagem afirmando que o governo brasileiro teria desistido de um consórcio liderado pela empresa francesa Thomson para implantar o Sivam porque a CIA havia denunciado o pagamento de propinas a autoridades brasileiras.
A embaixada brasileira afirmou não conhecer Meyer. Sábado à tarde, ninguém respondia nos três telefones com esse nome no anuário de Paris.
A reportagem o descreve como "quarentão, boa-pinta, tipo de aventureiro mundano que seduz as jovens explicando seus projetos para salvar a floresta amazônica".
Em 1992, ele teria apresentado Henri Plagnol, funcionário do Conselho de Estado francês, a uma agente da CIA, a norte-americana Mary-Ann Baumgartner.
Baumgartner vive em um luxuoso apartamento em um bairro nobre de Paris. Sábado, ninguém atendia o telefone em sua casa.
Ela se identificou ao funcionário francês como "representante internacional do Dallas Market Center" e logo conquistou a amizade de Plagnol. Em seguida, teria tentado obter segredos, principalmente sobre as negociações da parte agrícola do Gatt (Acordo Geral de Tarifas do Comércio).
Em 1993, Plagnol foi indicado conselheiro técnico do gabinete do primeiro-ministro Edouard Balladur. A contra-espionagem francesa informou o governo de seus contatos com a agente da CIA e fez com que ele deixasse o cargo.
Na semana passada, Plagnol negara à Folha conhecer qualquer brasileiro envolvido no caso. Sábado, sua secretária eletrônica informava que ele "está ausente por alguns dias". O jornal "Le Monde" mencionara há duas semanas, pela primeira vez, o envolvimento de um brasileiro no caso.

Texto Anterior: EUA terão acesso privilegiado
Próximo Texto: Itamar sabia pouco do projeto
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.