São Paulo, domingo, 5 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Missão oficial

Sexta à noite, na recepção oferecida ao governo do Chile na embaixada brasileira em Santiago, foram convidados muitos amigos que o presidente Fernando Henrique e seus companheiros de exílio fizeram naquele país.
Um dos mais radiantes era Osvaldo Sunkel, de 65 anos, que levava na lapela a Ordem do Cruzeiro do Sul. A comenda foi recebida de Fernando Henrique, quando este era ministro das Relações Exteriores do governo Itamar.
Nos anos 60, Sunkel era diretor do Ilpes (Instituto Latino-Americano de Planejamento Econômico e Social), um órgão da Cepal (Comissão Econômica para a América Latina), das Nações Unidas.
Em março de 1964, Sunkel enviou telegramas à Universidade de São Paulo e a Fernando Henrique, convidando o então professor para uma conferência em Santiago.
O convidado acabou desembarcando no Chile em abril, mas como exilado. A conferência nunca existiu. O convite, formal, cheio de siglas pomposas, foi forjado como um pretexto oficial para Fernando Henrique sair do país.

Texto Anterior: A nova geração; Desavisado; Dando uma força; Passagem paulista; Novela atrasada; Primeiros passos; Nova frente; Radiografia; Copyright paulista; TIROTEIO
Próximo Texto: A farra dos dinossauros ou os gigolôs da viúva
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.